Quando a história ganha uma segunda vida

Grandes autores já tiveram suas obras eternizadas pelo cinema e garantiram um legado de sucesso para o gênero  

Por: Mônica Barbosa 29 de Outubro de 2017

Ler é uma das melhores coisas que existe, a gente viaja sem sair do lugar e cria um universo só nosso baseado nas histórias que lemos. Muitas vezes os livros que amamos ganham uma ajudinha de Hollywood para se tornar ainda mais memoráveis, dando uma cara nova e universal a tudo que já tínhamos imaginado. Para nossa quase sempre os grandes estúdios acertam e entregam filmes tão bons quanto os livros que conhecemos e amamos.
As “adaptações” como são chamados os filmes que vem de livros, tem se tornado cada vez mais comuns. Hoje é impensável uma grande saga literária não se tornar um blockbuster de sucesso.
O que não falta são opções, que vão desde a literatura fantástica com a obra memorável “O Senhor dos Anéis” do mestre J. R. R. Tolkien, a saga “Harry Potter” da brilhante J. K Rowling e “StarDust: O Mistério da Estrela” de Niel Gaiman. Passam pelo romance com sucessos como “A Culpa é das estrelas” e “Cidades de Papel” de John Green e a série “Crepúsculo” de Stephanie Meyer. E chegam ao terror com os clássicos como “O Iluminado”, “Carrie: A Estranha” e o recém-lançado “It: A Coisa” do incomparável Stephen King e “Entrevista com o Vampiro” e “A Rainha dos Condenados” de Anne Rice.
As distopias também agradam muito a galera com títulos como o sucesso da trilogia “Jogos Vorazes” de Suzanne Collins, e “Divergente” de Veronica Roth e o sempre atual “Laranja Mecânica” de Anthony Burgess. Thrillers psicológicos com “Clube da Luta” (me perdoem por quebrar a primeira regra) escrito por Chuck Palahniuk, “Garota Exemplar” de Gillian Flynn e “O Codigo da Vince” de Dan Brown sempre estão nas listas dos preferidos das pessoas.
Daria para falar de centenas de exemplos de bons livros que se tornaram filme
Alguns dos maiores sucessos da historia do cinema, que rendem milhões de dólares no mundo todo, são adaptações e muita gente nem sabe que antes de ser um filme a obra é um livro como “Tubarão” que foi eternizado pelo diretor Steven Spielberg, mas que nasceu da mente do escritor Peter Benchley. “Blade Runner: O Caçador de Androides” que revolucionou a ficção cientifica e influenciou dezenas de outras obras do gênero, veio do “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Phillp K. Dick e o nacional “Tropa de Elite” de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel.

É incrível ver como a literatura e a sétima arte andam de mãos dadas e sempre nos oferecem verdadeiras obras primas. Seja em formato de livro ou película, as historias que amamos sempre nos acompanham.

Comentários

Postagens mais visitadas