BMA: A riqueza do acervo Brasileiro


Com mais de 90 anos de fundação, a Biblioteca Mário de Andrade é uma ótima indicação para os amantes da literatura e cultura nacional.


Por Maiara Almeida, 26 de outubro de 2017


Considerada uma das mais importantes, e a segunda maior biblioteca pública do país, a BMA (Biblioteca Mário de Andrade) está localizada na grande cidade de São Paulo, sendo um patrimônio histórico para a cultura brasileira, ficando atrás apenas da Biblioteca Nacional.

Faixada Biblioteca Mário de Andrade; Reprodução
Fundada em 1925 a BMA contou com uma coleção inicial formada por obras que se encontravam no poder da Câmara Municipal da cidade, e apenas em 1937, quando incorporou a Biblioteca pública de São Paulo, que passou a ter importantes aquisições de livros, muitos deles raros e especiais, conquistados com doações de instituições e particulares ou até mesmo compras de outras bibliotecas de grandes escritores.

Essas aquisições acarretaram um enriquecimento no acervo da BMA que logo se expandiu, nascendo a necessidade de um novo local. Foi então que se mudou para um edifício em uma das principais ruas de São Paulo, a Rua da Consolação, onde está localizada até hoje.


O edifício também fez história, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Moderna em São Paulo. A escolha do patrimônio da BMA se deu por Mário de Andrade, sendo um grande escritor brasileiro que se dedicou ao seu  ideal de cultura e a preservação da memória, afim de cultivar valores nacionais e afirmar nossa tradição, sendo consolidado seu nome a Biblioteca.

A BMA possui um grande acervo; Reprodução

Hoje ela é composta de um acervo diversificado, tendo o acervo Circulante, que além de possuir livros da literatura brasileira e estrangeira, tem também riquíssimos livros da área biológica e livros técnicos dos mais diferentes assuntos.

A arte também não fica de fora e para isso a BMA tem o espaço de Acervo da Arte, possuindo uma coleção especializada em artes com livros e revistas, cartazes diversos e catálogos de exposições, totalizando mais de 28 mil volumes de livros.

Além de sua grande fonte de pesquisa a Biblioteca conta com uma programação cultural cheia de atrações, como peças teatrais, exposições, palestras, apresentações musicais em diferentes dias da semana com variados temas e informações para os amantes da cultura. E o melhor, tudo disponibilizado gratuitamente ao público.

Para quem gostou da dica e ainda não conhece essa grande instituição brasileira, tem a chance de conhecer e se encantar com um mundo encantador da nossa literatura e cultura. O prédio está localizado na Rua Consolação, nº 94, e fica aberta todos os dias.

Para mais informações de todas as programações, tem tudo disponível no site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/.

Corre lá e aproveite!


Comentários

Postagens mais visitadas